Linguiça Alentejana

É um dos produtos gastronómicos mais apreciados de Portugal. A sublimidade do seu sabor deve-se às técnicas ancestrais presentes na sua confeção.

Continuam a ser, meticulosamente, elaboradas na maioria das casas alentejanas. O seu saber foi transmitido de mãe para filha (uma vez que é uma tarefa quase exclusiva da mulher alentejana) e o seu início perdeu-se na memória dos tempos.

Confeção das linguiças alentejanas; região de Castro Verde; Alentejo

Ate as duas extremidades da linguiça – confeção das linguiças alentejanas; região de Castro Verde; Alentejo.

As linguiças alentejanas – o seu uso na gastronomia
Além de integrarem as entradas em quase todos os restaurantes do país, estão presentes e são responsáveis pela maravilhoso gosto desenvolvido no palato, aquando do deguste dos mais variados jantares e outros pratos gastronómicos do Alentejo.

Tal como o pão, a linguiça integra, sempre, a mesa alentejana e contribui, de forma ímpar, no prazeiroso deleite da cozinha alentejana.

  • PONTO 1 No final do verão, confeciona-se a massa de pimentão; é conservada em frascos de vidro, sem corantes, nem conservantes ( mais uma vez, as técnicas ancestrais, passadas de forma oral ao longo das gerações, justificam a qualidade máxima da gastronomia alentejana).
  • PONTO 2 No dia da matança do porco (realiza-se no inverno), lavam-se as tripas do porco, em barrancos ou ribeiras (correntes de água ). Reservam-se em laranja e sal, em sítio fresco.
  • PONTO 3 Pica-se a carne.
  • PONTO 4 Tempera-se com sal, massa de pimentão, colorau, alho e um pouco de água.
  • PONTO 5 Reserva-se durante 3 ou 4 dias, em alguidar de barro; todos os dias é amassada e provada. Para a prova, a carne é frita ou grelhada. Da fritura desta carne, faz-se a banha vermelha que se consome barrando o pão (divinal – garanto eu). Do alguidar das carnes das linguiças, surgiu outro, não menos famoso, prato típico da região do Alentejo: carne de porco à alentejana (elaborado com ameijoas).
  • PONTO 6 Fazem-se as linguiças, os paios (elaborados com a mesma carne) e as chouriças (cujo preparo, difere devido à utilização do sangue do porco).
  • PONTO 7 Lavam-se, em água morna, e são colocadas nos varais (troncos de árvores, arranjados para o efeito).
  • PONTO 8 As linguiças e os outros enchidos são colocados no alto da chaminé, durante 8 dias. Todos os dias, ali, se faz fogo (não pode ser muito forte) para fumar os enchidos (linguiças, paios e chouriças).
  • PONTO 9 Retiram-se do varal. Conservam-se na banha (gordura do porco derretida) ou no azeite.

Fonte: https://alentejoturismo.pt/linguicas-alentejanas/

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *