Cacholeira, o produto mais típico da região do Norte Alentejano

Cacholeira, o produto mais típico da região do Norte Alentejano, obtida a partir de carne de porco, gordura, fígado, sal, pimentão e vinho branco. Trata-se de excelente enchido para saborear assado. Uma experiência única que vai querer repetir.

Foto de Cachopo, uma aldeia com história

A cacholeira pode ser utilizado de várias formas: como entrada, como acompanhamento, como um aperitivo ou até como prato principal. Simples, fácil de confeccionar, rápido de preparar e, acima de tudo, muito saboroso. É isto que faz do chouriço dos mais populares enchidos Alentejanoss.

Assar no assador

A forma mais conhecida de assar cacholeira – aquela que consideramos a tradicional – é no assador de barro, específico para o efeito. Este pote de barro, obrigatório em qualquer casa portuguesa, é o acessório perfeito para preparar um chouriço assado de forma simples e rápida, independentemente da situação.

O facto do assador ser portátil, permite utiliza-lo em qualquer local. No entanto, certifique-se de que não coloca nada inflamável muito perto e, claro, tenha cuidado com os dedos e as mãos.

Assim, corte ao longo da cacholeira vários golpes na perpendicular. Isto ajudará a assar por dentro e tornará mais fácil cortá-lo em rodelas quando o for comer. Depois coloque cerca de um dedo de altura de álcool etílico no assador. Poderá ainda acrescentar uma bebida alcoólica, como rum, whisky ou aguardente, para dar sabor enquanto assa o enchido.

Coloque agora a cacholeira sobre a grelha do assador de barro e, com um fósforo longo, acenda o álcool. Deixe assar até o fogo se extinguir. Com um garfo, vire o chouriço quando ele estiver bem dourado de um lado. Se vir que está a começar a ficar queimado, retire a cacholeira do fogo.

É importante nunca colocar mais álcool enquanto este está ainda a arder. O álcool etílico vai pegar ao fio de álcool que colocar e arder de volta à garrafa ou recipiente que usar, levando a uma explosão. Depois de começar a assar, não coloque mais nada.

ONDE COMPRAR

LOJA: Despensa Franciscana

VIDEO

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *