Favas Sapatadas

Ingredientes

  • 600 gr. de favas frescas descascadas e sem olhos
  • 1 raminho de poejo
  • meia dúzia de grãos de pimenta
  • 1 dente de alho
  • 1 fio de azeite
  • sal

Preparação:

Depois de descascadas coloque as favas numa panela de pressão e cubra-as com água , devem ficar com um a dois dedos de água por cima delas. Junte o alho descascado e cortado ao meio, alguns grãos inteiros de pimenta, o raminho de poejo, um fio de azeite e sal.

Deixe cozer cerca de 10 minutos e retire a pressão. Se as favas não forem mesmo as de fim de época, é provável que cozam mais rápido. Se tiver alguma insegurança quanto ao ponto de cozedura, desligue a panela ao fim de 5-6 minutos. Verifique, e se necessário volte a colocar mais uns minutos. Da próxima vez já o fará intuitivamente.

Importante: as favas não devem abrir, ou seja, a casca na grande maioria delas deve-se manter íntegra. Se tiver tempo, deixe-as repousar uma hora na água de cozedura para ficarem com mais aroma a poejo. Na altura de servir ligue o lume e dê-lhe o aquecimento necessário para irem à mesa

Como comer estas favas? Se ainda não estiverem duras, conseguirá comê-las com casca (foi o meu caso), se forem mesmo de fim de época coma-as à mão, segurando pela ponta do olho e, com os dentes incisivos faça um pequeno rasgo na ponta oposta. Com dois dedos pressione a fava e o seu conteúdo irá para a sua boca, enquanto a casca fica-lhe entre dedos.
Bom apetite !

Sugestão final: acho que são óptimas para acompanhar peixe frito. Se estiver completamente privado(a) de fritos, penso que grelhado também combinará bem.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ad Blocker Detected!

Refresh