Pão recheado com queijo e alho: um petisco alentejano ideal para partilhar com amigos

O pão recheado com queijo e alho é um petisco alentejano ao qual ninguém resiste. Aprenda a fazê-lo com esta receita antiga e tradicional.

Hoje, vamos ensinar-lhe como fazer este delicioso pão recheado com queijo e alho, dando-lhe alguns truques e dicas para que fique perfeito. Acompanhe-nos nesta viagem gastronómica pelo Alentejo e surpreenda os seus amigos e familiares com este petisco irresistível.

Ingredientes:

  • 1 pão grande (de Rio Maior ou Alentejano)
  • 200 g de queijo ralado (variados)
  • 8 dentes de alho (picados)
  • q.b. de maionese
  • q.b. de natas
  • q.b. de pimenta moída
  • q.b. de salsa picada

Preparação:

Comece por abrir um buraco em forma de tampa no topo do pão. Retire todo o miolo e reserve.Numa taça, misture o queijo ralado com a salsa picada e os dentes de alho picados. Adicione a maionese e as natas aos poucos e mexendo sempre até obter uma pasta homogénea. Tempere com pimenta a gosto.

Coloque a pasta no interior do pão até o preencher na totalidade.Embrulhe o pão com uma folha de alumínio e leve ao forno pré-aquecido a 200ºC durante 15 minutos.

Retire o alumínio, disponha o miolo em redor do pão (para fazer torradas) e leve novamente ao forno durante mais 10 minutos.Retire quando o pão estiver levemente tostado e o queijo completamente derretido.Sirva ainda quente ou morno, acompanhado de uma salada verde ou de uma bebida fresca.

Dicas:

Escolha um pão de grandes dimensões e de textura mais fofa, como o pão alentejano ou o pão de Rio Maior. Evite os pães muito secos ou compactos, pois podem ficar duros ou quebradiços depois de ir ao forno.

Use uma mistura de queijos diferentes, para obter um sabor mais rico e variado. Pode usar queijo flamengo, queijo da ilha, queijo de cabra, queijo de ovelha, queijo mozarela, queijo parmesão, queijo emmental, queijo gouda, queijo brie, queijo roquefort, etc. O ideal é combinar queijos mais suaves com queijos mais fortes, para criar um equilíbrio de aromas.

Não exagere na quantidade de maionese e natas, pois podem tornar o recheio demasiado líquido ou gorduroso. Adicione apenas o suficiente para ligar os ingredientes e obter uma pasta cremosa e consistente.Pique os dentes de alho bem fininhos, para que se misturem bem com o queijo e libertem o seu sabor. Se preferir, pode usar alho em pó ou pasta de alho, mas tenha cuidado com a quantidade, pois podem ser mais fortes do que o alho fresco.

Use ervas aromáticas frescas ou secas para dar mais sabor e cor ao recheio. Pode usar salsa, coentros, cebolinho, manjericão, orégãos, tomilho, alecrim, etc. Escolha as suas preferidas ou as que combinem melhor com os queijos que escolheu.Tempere o recheio com pimenta moída na hora, para dar um toque picante e realçar os sabores. Pode usar pimenta preta, branca, verde ou rosa, conforme o seu gosto. Evite usar sal, pois os queijos já são salgados por si só.

Embrulhe bem o pão com papel de alumínio, para evitar que seque ou queime no forno. Deixe apenas uma pequena abertura na parte superior do pão, para que o vapor possa sair e o queijo fique mais gratinado.Leve o pão ao forno pré-aquecido a 200ºC durante cerca de 25 minutos, ou até o queijo derreter completamente e o pão ficar dourado e crocante.

Retire o papel de alumínio com cuidado e sirva o pão recheado com queijo e alho ainda quente ou morno, acompanhado de uma salada verde ou de uma bebida fresca.Corte o pão em fatias ou retire colheradas do recheio e sirva com as torradas feitas com o miolo do pão. Aproveite este petisco delicioso e típico do Alentejo.

Fonte; https://www.vortexmag.net/

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ad Blocker Detected!

Refresh