MIGAS COM CARNE D’ALGUIDAR

São uma variante mais requintada da açorda, para servir em prato raso com uma carne deliciosa. Uma vez mais, o pão revela-se a base de uma abastada refeição tipicamente alentejana.

 

MIGAS:

Numa colher de chá de banha de porco e numa colher de chá de azeite refogar lentamente 3 dentes de alho esmagados, meia folha de louro, 1/2 pimento vermelho cortado em cubos pequenos e sal q.b..

 

Fatiar 4 pães duros e mergulhar em água. Espremer o pão com a mão e adicionar ao refogado. Reservar a água. Envolver o pão no refogado durante 3 minutos, sem parar de mexer, sem deixar agarrar o pão ao tacho.

 

Adicionar uma colher de chá de colorau. Juntar a água de demolhar o pão aos poucos, de forma a sentir a sua evaporação total dentro do tacho (lume sempre no mínimo). No fim, deixar que se forme uma pasta relativamente consistente que dê para moldar e adicionar coentros e azeitonas.

 

CARNE:

De véspera, cortar rojões de porco com o tamanho de um dado e tiras de entremeada para um alguidar.

 

Temperar com sal, louro, alho esmagado, vinho tinto e colorau. Conservar no frio. Fritar a carne em meia colher de chá de banha de porco e meia colher de chá de azeite bem quentes. Adicionar todo o molho da carne à fritura e um tomate pelado cortado em cubos. Servir com as migas.

Fonte: https://fomesecomes.blogspot.com/

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ad Blocker Detected!

Refresh