Descubra como cozinhar focinho de porco com os temperos e os acompanhamentos típicos do Alentejo

Olá, compadres e comadres! Hoje eu vou compartilhar com vocês uma receita deliciosa e tradicional do Alentejo: o focinho de porco. Sim, você leu certo. O focinho de porco é uma iguaria que faz parte da cultura gastronômica desta região portuguesa, e que pode surpreender o seu paladar com sua textura macia e seu sabor intenso.

Foto do restaurante típico do Alentejo – Tombalobos Restaurante Alentejano

O focinho de porco é uma iguaria típica do Alentejo, que se aproveita de uma parte do animal que muitas vezes é descartada.

Para cozinhar o focinho de porco, é preciso lavá-lo bem e retirar os pelos com uma faca ou uma lâmina.

Depois, corta-se o focinho em pedaços pequenos ou pode ficar inteiro e tempera-se com sal, pimenta, alho, louro, vinho branco e colorau.

Deixa-se marinar por algumas horas ou de um dia para o outro. Numa panela, refoga-se cebola picada em azeite e junta-se o focinho escorrido, deixando fritar um pouco.

Adiciona-se a marinada e água suficiente para cobrir o focinho e deixa-se cozinhar em lume brando até ficar macio, cerca de uma hora e meia.

Se necessário, acrescenta-se mais água durante a cozedura.

No final, rectifica-se o tempero e serve-se o focinho de porco acompanhado de batatas cozidas ou fritas e salada verde.

Se você quiser experimentar essa maravilha, procure um restaurante típico do Alentejo ( Tombalobos Restaurante Alentejano) e peça uma porção bem generosa. Você vai se surpreender com o sabor e com a história do Focinho de Porco a Alentejana.

Espero que vocês tenham gostado dessa receita e que se animem a experimentar o focinho de porco. Não se esqueçam de deixar os seus comentários e sugestões. Até a próxima!

Publicar comentário