Sopa da minha avó

Sopa da minha avó

 

Uma deliciosa sopa de beldroegas com arroz, da minha infância.

Esta sopa tem uma estória interessante associada. Eu não gostava da sopa, não era moída e o sabor era bem diferente das demais. Um sábado, depois de sair esfomeada das aulas, cheguei a casa da minha avó e ela tinha esta sopa para o almoço. Não podendo comer o segundo prato sem a tradicional taça de sopa primeiro, fiz o esforço e … surpresa das surpresas gostei do sabor e repeti. A partir desse dia comecei a comer a sopa sem reclamar. Costumo pensar que se não fosse a fome ainda hoje não gostava da sopa.

Como já faz mais de uma década que não como esta sopa, resolvi comprar beldroegas no mercado para me deliciar. Para minha surpresa a pequena adorou a sopa e a estória. Saber que a mãe, quando tinha a sua idade, também era esquisita a comer foi uma agradável surpresa para ela.
 
Ingredientes:
200 g de beldroegas (folha)
200 g de batatas brancas para cozer
100 g de arroz carolino Bom Sucesso
150 g de tomate bem maduro
1 cebola média
2 dentes de alho
1 folha de louro
Sal, azeite e água q.b.


Modo de preparação:
1. Lave as beldroegas e retire-lhes as folhas até perfazer 200 g. Lave, descasque e corte em pequenos quadrados as batatas. Lave o arroz e escorra-o muito bem. Escalde os tomates em água quente, retire-lhes as peles e as sementes, lave-os e escorra-os muito bem. Pele, lave e pique finamente a cebola e os dentes de alho. Reserve.
 
2. Leve a lume brando o azeite a cebola, os dentes de alho, o tomate finamente picado e a folha de louro, tempere com sal e deixe refogar bem até obter uma massa espessa.
 
3. Junte água suficiente para cozer os ingredientes e fazer o caldo da sopa, aproximadamente 2 lt. Quando levantar fervura introduza as batatas, o arroz e as beldroegas. Deixe cozer em lume brando. Retifique os temperos e sirva bem quente
Bom apetite!
Fonte: https://saborescomtempo.blogspot.com/

Publicar comentário