Chouriço de sangue. Receita antiga do Alentejo!

OI chouriço de sangue, aquele envinagrado de pele quase branca, que se usa também em feijoadas, dobradas e até simplesmente grelhado, com o seu gosto peculiar a vinagre e cominhos.
Este chouriço de sangue constitui um dos mistérios da gastronomia portuguesa, sempre referido como produto alentejano. Antigamente toda a gente matava porco lá na aldeia e sangue, esse, não faltava.
Produto fresco e que não implica fumeiro ou cura, é de muito fácil preparação, possibilitando o controlo exacto de temperos e por isso o seu sabor final.

Ingredientes:

  • Sangue fresco de porco
  • Vinagre
  • Banha
  • Pimenta-cominhos*
  • Sal
  • Tripa fresca de porco

Preparação:

As proporções que uso no meu chouriço de sangue, são 3 partes de sangue, 1 parte de vinagre de vinho, 1 parte de banha e 1/2 parte de toucinho.

Pique o toucinho em pedaços muito pequenos e misture todos os ingredientes. Aqueça a mistura em banho-maria, tendo o cuidado de mexer energicamente de modo a evitar a cozedura do sangue. Este aquecimento destina-se apenas a amornar a mistura e evitar que a gordura forme uma massa, impedindo que se misture homogeneamente no sangue.
Lave bem tripa de porco fresca, ate numa das extremidades e, com o auxílio de um funil, encha a tripa com o sangue.

Ate na outra extremidade, deixando um espaço vazio na tripa de modo a que os chouriços tenham cada um, alguma tripa que lhes permita cozer sem rebentar. Este ponto é essencial.
Lave os chouriços de algum sangue que os suje por fora e leve-os a ferver em água com sal durante cerca de cinco minutos.

Retire-os da água a ferver, arrefeça-os rapidamente em água gelada e guarde no frigorífico, embrulhados em plástico de modo a não secarem e conservarem a pele branca.
Acabam a cozedura na altura de consumir, fervendo por cerca de dez minutos.

Nota: * Pimenta-cominhos é uma especiaria que se obtém moendo no almofariz duas partes de pimenta em grão com uma parte de cominhos, também em grão.

Fonte: https://outrascomidas.blogspot.com/

Publicar comentário